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Parceria com a UFSCar busca qualificação do quadro docente da Unemat
Instituição pretende inscrever 16 professores no Programa de Doutorado em Ecologia
Parceria com a UFSCar busca qualificação do quadro docente da Unemat
04/02/2004 18:27:53
por Coordenadoria de Comunicação Social

Com a finalidade de criar e fortalecer grupos de pesquisa dentro da própria Instituição, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) por meio do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT) recebeu hoje na sede administrativa o coordenador do Programa de pós-graduação de Ecologia e Recursos Naturais da Universidade de São Carlos (UFSCar), Dr. José Eduardo Santos. A visita faz parte do processo de avaliação das condições para a oferta de vagas de Doutorado no Programa.

Segundo Santos, apresentar os critérios norteadores exigidos para um convênio, neste primeiro contato com os professores, é um dos principais objetivos do encontro. Ele faz a ressalva de que os projetos devem seguir rigorosamente o que determina o Programa. “O êxito de uma parceria depende disso. Os participantes devem ter a exata noção do que será exigido e os prazos estabelecidos para que não ocorram problemas”, frisou.

Um prévio levantamento feito pelo diretor do ICNT, Antônio Malheiros, indica que o Programa atenderia 16 docentes da Universidade, nas mais diversas áreas do conhecimento. De acordo com ele, o Programa possui linhas de pesquisa que podem fazer uma “interface” entre áreas distintas, uma delas seria a de Educação Ambiental.

Ainda este ano, os professores apresentariam seus pré-projetos e uma das condições estabelecidas pelo Programa é que os temas privilegiem aspectos regionais.

Com mestrado na área de Ecologia, Malheiros é também professor do curso de Biologia e a linha de pesquisa de sua tese foi sobre educação ambiental no ensino de Ciências. Ele defende ainda que o fortalecimento dos grupos de pesquisa da Instituição facilitaria a captação de recursos junto a órgãos de financiamento do estado e do governo federal.

José acrescentou ainda que a Instituição parceira do Programa deve ter o compromisso de investir na capacitação do corpo do docente e assegurar que o processo tenha continuidade. “Não queremos apenas outorgar um título, mas oferecer condições de fortalecimento da pesquisa e do ensino”.

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